O estado de São Paulo sofrerá uma mudança drástica no clima devido à influência de um ciclone extratropical que atinge a região Sul do país a partir desta Sexta-Feira 14/07.
São esperadas rajadas de vento intensas, podendo atingir até 90 km/h na região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, além das áreas de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta informando que, até domingo (16/7), uma frente fria seguida por uma massa de ar gelado causará uma queda significativa na temperatura, com a possibilidade de formação de geada em algumas regiões isoladas do estado. As temperaturas mais baixas ocorrerão no final da madrugada e início da manhã de cada dia.
Circulação dos ventos causada pelo ciclone extratropical, que está no Sul do Brasil, mas influencia São Paulo. Crédito: animação modelo GFS/WINDY
Destaca-se a Serra da Mantiqueira, onde está localizada a cidade turística de Campos do Jordão, que terá uma mínima de 2°C e sensação térmica de -1°C. Na capital e região metropolitana de São Paulo, os termômetros poderão chegar a 8°C, com sensação térmica entre 6°C e 4°C.
Apesar do ciclone extratropical ter causado chuvas fortes no sul do país, não são esperadas tempestades em São Paulo, de acordo com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A maior preocupação é o risco de queda de árvores na cidade devido aos ventos fortes.
Nesta quinta-feira, o céu em São Paulo ficará nublado devido ao rápido deslocamento da frente fria vinda do Sul. Por isso, há possibilidade de chuvas isoladas e passageiras, além de chuviscos no final da tarde e à noite. A temperatura máxima chegará a 26°C no início da tarde, com a mínima de 15°C prevista para a noite.
Já nesta sexta-feira (14/7), ainda há chance de chuviscos durante a madrugada, porém, o sistema frontal se afastará rapidamente em direção ao oceano, permitindo a entrada rápida de ar frio de origem polar. Com isso, a temperatura apresentará um declínio acentuado, com mínima de 10°C ao amanhecer.