A culinária mineira é uma das mais ricas do Brasil. Originalmente, é resultado do encontro de diferentes povos que ocuparam seu território na época do ciclo do ouro. Atualmente é apreciada por suas cores, sabores e aromas marcantes. A comida mineira é, sem dúvidas, inconfundível e extremamente marcante na vida de quem já teve oportunidade de saborear.
Algumas receitas mineiras foram registradas como “patrimônio cultural” do estado, com objetivo de evitar descaracterizações, um grande exemplo, é a receita do pão de queijo e do queijo-minas!
Pra você ficar com água na boca, vamos te mostrar 5 pratos incríveis que você encontra em Minas Gerais. Prepare-se, tá bão demais!
Feijão Tropeiro
O inconfundível feijão tropeiro de Minas arranca suspiros de qualquer turista que visita o estado. As raízes do prato são nordestinas, mas, fazem parte de todo e qualquer cardápio mineiro. O prato veio do nordeste por meio dos viajantes, que faziam rotas até o sul do país passando por São Jão Del Rey. O tropeiro e o Tutu tem a mesma base de ingredientes, entretanto a característica dessa iguaria é fato de que historicamente, o tropeiro era o alimento do mineiro que estava viajando, encarando uma grande estrada. Não deixe de provar esse prato sensacional!
Tutu de Feijão
O Tutu à Mineira ou Tutu de Feijão é, sem dúvida alguma, um dos pratos mais saborosos da culinária mineira. A origem do prato vem dos escravos, entretanto, os mineiros aperfeiçoaram o prato que dizem ser o precursor da feijoada. O paladar é encanta e você encontra em vários quiosques, bares e restaurantes de Minas Gerais.
Leitão a Pururuca
O Leitão à Pururuca foi originalmente trazido por portugueses e ficou muito famoso por seu tempero e sabor. O nome Pururuca é referente a pele do porco frita, o processo consiste em fritar completamente a pele do suíno para que fique com uma consistência muito crocante. O sabor é inconfundível e incrível. É de dar água na boca!
Frango com quiabo
Um dos pratos mais tradicionais da gastronomia mineira, o frango com quiabo tem origens indígenas e frequenta a mesa dos mineiros desde os primórdios. É um prato fácil de fazer e barato que seduz qualquer conterrâneo, mas também encanta muita gente Brasil a fora. Uma iguaria de sabores fortes que vai te deixar ainda mais encantado.
Pão de queijo
Um dos maiores presentes que a culinária mineira deu ao Brasil foi o tradicional Pão de queijo. Presente na mesa de vários mineiros, essa igual sensacional que cai bem em qualquer hora e possui fãs em todo o país. É muito difícil encontrar alguém que não goste de pão de queijo, então, na sua próxima viagem a Minas, não deixe de saborear esse quitute sensacional e genuinamente mineiro.
Bônus: Doce de leite
Não podemos falar de Minas, sem falar de uma outra iguaria fantástica que é o doce de leite mineiro. Uma sobremesa que ganhou o mundo e deixa qualquer pessoa com vontade de comer mais e mais. O doce de leite, extremamente associado a cultura dos mineiros, tem origem incerta, mas está ligado expansão na produção de sacarose de cana-de-açúcar. É uma sobremesa sensacional, vale a pena provar!