Se você deseja explorar a maior rota de ônibus do mundo e recorrer ao Guinness Book, o Livro dos Recordes, para obter informações atualizadas, encontrará uma resposta desatualizada.
Lá, o “recorde” pertence à empresa de ônibus peruana Ormeño, que opera uma rota que liga Lima, a capital do Peru, ao Rio de Janeiro, no Brasil.
A jornada entre a Cidade Maravilhosa e a capital peruana percorre 6.200 quilômetros, passando por dezenas de cidades, atravessando cinco estados brasileiros e sete distritos diferentes no Peru, levando cerca de 102 horas de viagem em estradas distantes e variadas.
A linha de ônibus com a maior rota do mundo foi reconhecida pelo Guinness Book em 2016 e, pelo menos para a publicação, mantém seu status até hoje. No entanto, o aviso no próprio livro afirma que “recordes mudam diariamente e não são imediatamente publicados online”. Foi exatamente isso que aconteceu para retirar a viagem entre o Rio de Janeiro e Lima do título de maior rota de ônibus do mundo.
A nova maior rota de ônibus do mundo, na verdade, superou o recorde estabelecido pela Ormeño em 2016 naquele mesmo ano, embora não tenha sido oficialmente reconhecida pelo Guinness Book. A rota mais longa do mundo agora liga o Rio de Janeiro a Bogotá, a capital da Colômbia, e também é operada pela Ormeño.
Vários veículos de imprensa, incluindo o programa Fantástico da Rede Globo, apontam a rota entre o Rio de Janeiro e Bogotá como a maior do mundo para viagens de ônibus. No entanto, não há uma autoridade oficial que declare definitivamente qual é a viagem de ônibus mais longa do mundo.
Quanto à jornada que liga o Rio de Janeiro a Bogotá, alguns números são impressionantes. A rota atrai cerca de 3.600 passageiros aventureiros por ano, e a viagem é um desafio de dez dias a bordo do ônibus, cortando aproximadamente 150 cidades entre a origem e o destino.
A jornada atravessa sete estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas e Acre) e envolve quatro países: Brasil, Peru, Equador e Colômbia. Além disso, o ônibus alcança altitudes superiores a 3.300 metros acima do nível do mar, incluindo paradas em cidades como Cusco, no Peru, que podem causar desconfortos devido à altitude. Portanto, é aconselhável que os passageiros levem remédios para enjoo durante essa jornada.
Incrível, não?
Falando em ônibus, você não pode esquecer do Viva Fidelidade!
Visite o nosso site www.vivafidelidade.com, cadastre-se e aproveite para acumular pontos e viajar com descontos exclusivos!
No Viva, você acumula pontos nas companhias parceiras e resgata seus pontos em passagens ou em produtos e serviços de um catálogo com mais de 200.000 opções.
A cada R$1 gasto, você acumula 2,5 pontos